domingo, 22 de setembro de 2013

Figos Cristalizados

Estes figos, são óptimos para aperitivo... 

Nestas férias, que felizmente, foram óptimas, em termos de temperatura, ( muito calor), foi possivel apanhar figos e ao regressar, fazer as minhas receitas preferidas... e uma delas, foi esta. Isto porque esta qualidade de figos só amadurece em fins de Agosto,  inicio de Setembro, e aquando do meu regresso de  férias da Beira Baixa, raramente   encontrava a  temperatura necessária, para a sua secagem...

Ingredientes
50 figos  a gosto ( eu utilizei figo francês, por ter um tamanho superior aos outros)
500gr de açúcar
1 litro de água

Preparação

Ferve-se durante 10 m, o  açúcar com  a água. Colocam-se  os figos em camadas, que  devem  ter  pé  e  não devem ser   maduros  de mais  para não  abrirem ao ferver ,  bem lavados,  e   deixam-se ferver durante 30 minutos exactos.


No dia seguinte vão ao lume de novo e fervem mais 30 m. Retiram-se do tacho onde ferveram para um passador de rede  e depois  de arrefecerem,  colocam-se num tabuleiro forrado  com  papel absorvente  ao sol até   secarem ( vários dias ).


Após a preparaçõo dos figos...

...já prontos a comer....



(Da minha recolha de Receitas -receita da minha colega de Serviço, Edite em 1982 - Confecção e Fotos de Docemela)

Sem comentários:

Enviar um comentário