Acerca de mim

A minha foto

adoro cozinhar e ao longo dos anos, fiz uma recolha de receitas, que estou a publicar no meu blog http://docemelga.blogspot.pt/
 além disso dedico-me de corpo e alma à aprendizagem recente dos trabalhos em pasta de açúcar...

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Figo da India

Eu adoro figos da India,  chamados, "figos de chumbo" na Beira Baixa ( Portugal), onde todos os anos, passo férias e onde me delicio, comendo-os, pq  são excelentes e teem mt poucas calorias Há muito tempo que tencionava fazer algumas experiências culinárias, mas só este ano, se proporcionou trazer uma quantidade suficiente, pra fazer o que desejava.




O figo-da-Índia é um fruto originário do México e pertence à família dos Cactus. O figo-da-Índia possui uma forma ovulada, pesa entre 150 a 170g, medindo de 8 a 9 cm de largura. Sua casca é grossa e tem pequenos espinhos, quase imperceptíveis que, em alguns lugares, são retirados da fruta no momento da colheita.

O figo-da-Índia pode ser verde, amarelo ou laranja. Este fruto possui polpa carnosa, com uma textura um pouco áspera e pequenas sementes comestíveis de cor preta. O sabor do figo-da-Índia é adocicado, um pouco parecido com a combinação entre a pêra e o melão.

Na culinária, o figo-da-Índia pode ser utilizado ao natural, no preparo de sucos ou cozido para a preparação de geléias e doces. Ele é uma excelente fonte de vitamina A e C. Cada 100 gramas de figo-da-Índia fornecem apenas 34 calorias.

O suco do figo-da-Índia tem grande utilidade, pois ajuda a aliviar o mal-estar por obstrução e é eficaz no combate as bactérias. O figo-da-Índia também tem diversas indicações, ele é recomendado para a cura de câncer, hemorróidas, gangrena, e enfermidades do fígado.

Para consumir o figo-da-Índia, pegue uma pinça de inox e queime os espinhos da casca da fruta na chama do fogão. Após retirar todos os espinhos, corte-o ao meio e retire sua polpa com o auxílio de uma colher.

Dica: Licor de Figo-da-Índia ( a  receita do meu licor, é um pouco diferente... está a macerar, e 

dentro de dias, deixarei algumas receitas!...

Ingredientes: 1L de álcool de 90 vol. de teor alcoólico, 750 ml de água, 500 g de açúcar e 10 figos-da-índia picados com casca.

Preparo: Em um frasco de vidro com tampa, coloque os figos-da-Índia e o álcool e macere. Deixe descansar por 10 dias agitando às vezes. Quando o álcool ficar amarelado retire os figos. Leve os pedaços de fruta ao fogo baixo com açúcar até derretê-los. Espere esfriar volte para o frasco de álcool. Deixe por mais 20 dias mexendo às vezes e coe. Sirva gelado.


Fonte: http://www.frugalfrutas.com.br/Figo-Da-India/Figo-Da-India.asp