domingo, 22 de julho de 2012

Bolo do Monte


Ingredientes

Leite creme:
4 ovos
200 gr de açúcar
3 c. Bem cheias de farinha maisena
1 litro de leite
1 casca de limão

Creme de manteiga:

250 gr de manteiga
200 gr de açucar
200 gr de amendoa, pelada e ralada
Cobertura
200 gr de chocolate de nata
1 c. Sopa de açúcar
1 c.Sopa de leite

1 pacote de palitos de la reine

Preparação

Prepara-se um leite creme bem espesso. Batem-se os ovos com o açúcar, junta-se a maisena, diluída num pouco de leite e passa-se esta mistura por um passador de rede .
Leva-se o leite ao lume com o limão e quando começar a fervilhar, junta-se ao creme de ovos, lentamente e mexendo sempre ,para não granular. Leva-se ao lume, sem parar de mexer até engrossar bastante.

Retira-se do lume e passa-se para uma taça, para que possa arrefecer, completamente. ( Vai-se mexendo, para ajudar a arrefecere não ganhar pelicula.)
Entretanto, bate-se a manteiga , a temperatura ambiente com o açúcar, até fazer um creme, bem ligado e junta-se ao leite creme, completamente frio, para não talhar. Por fim junta-se  a amêndoa ralada, envolvendo muito bem.


Forra-se um pirex ou taça de vidro, com palitos de la reine, levemente humedecidos em água fria e coloca-se o creme de ovos e amêndoa dentro, tapando o creme com uma camada de palitos.
Leva-se ao frio ( arca) de um dia para o outro. Desenforma-se para um prato e cobre-se com o molho de chocolate ( leva-se o chocolate ao lume em banho maria, com a manteiga e leite até derreter. Bate-se bem para ligar e cobre-se o bolo frio,) vai ao frigorífico até ao momento de servir.

( Receita cedida por uma amiga, que foi cozinheira num restaurante, onde esta sobremesa, era o Doce da Casa - 1983) 

Sem comentários:

Enviar um comentário